Unifeso - Unifeso abre curso de graduação presencial em Terapia Ocupacional no próximo semestre em Teresópolis; procura por esses profissionais tem sido grande no mercado de trabalho

12-04-2024

Em breve, já no próximo semestre de 2024, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) vai ofertar o curso de graduação presencial em Terapia Ocupacional, em Teresópolis. As aulas serão no Campus Quinta do Paraíso, na Prata, à noite, com duração de quatro anos.

‌O aluno, durante a graduação, contará com uma estrutura que vai permitir vivenciar diversas áreas de atuação da Terapia Ocupacional nos Cenários de Prática, como por exemplo, o Centro Integrado em Saúde, onde são feitos atendimentos interdisciplinares a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) envolvendo outros profissionais, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), como hospital de ensino próprio para aprendizado em conjunto, o Centro de Práticas Integradas da Saúde, com laboratórios de anatomia, histologia, bioquímica, laboratórios de habilidades e simulação equipados com manequins e equipamentos de última geração, e outros laboratórios específicos para o desenvolvimento na área.

‌A estrutura curricular do curso vem sendo projetada em equipe pela professora e coordenadora de Fisioterapia, Alba Fernandes, e pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), com o apoio da vice-presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a doutora Ana Clara. “Tem sido percebido no Brasil uma falta de fisioterapeutas ocupacionais. Por exemplo, se você quer montar um Centro Especializado de Reabilitação é preciso ter um mínimo de profissionais, e o Terapeuta Ocupacional é uma dessas pessoas. Então, nós estamos sendo procurados por algumas prefeituras que precisam contratar terapeutas ocupacionais e não há profissional especializado no mercado de trabalho. No estado do Rio são três instituições, sendo duas federais e uma particular que, atualmente, estão oferecendo o curso. É bem pouco”, e completou “Nós estamos montando a matriz curricular, as ementas, um projeto pedagógico. Vamos cadastrar no MEC uma proposta inicial para o curso”, disse Alba.

‌A professora do curso de Fisioterapia do Unifeso, Daniela de Paula Aprijo, fala sobre a espera para a nova graduação. “Nós estamos com uma grande expectativa para o curso de Terapia Ocupacional. Dado a tantos transtornos sensoriais e intelectuais, que são desafios hoje para nós, profissionais da saúde e também da educação, vimos uma grande oportunidade de capacitar pessoas, profissionais que querem e pensam em uma nova graduação, por exemplo”.

‌Atualmente, cerca de 90% da instituição está preparada para ofertar o curso de TO. Alba Fernandes, acompanhada da Reitora do Unifeso, Verônica Albuquerque, foram até a sede do Creffito para entender as demais necessidades para implantação da graduação, prevista para o meio deste ano de 2024. “Nós fizemos muita troca, tanto em função de entender que hoje nós já temos a capacidade instalada que o curso precisa, quanto da escuta, reforçando a demanda muito grande, e do Creffito focar na necessidade de formação desse profissional com qualidade em cursos presenciais e poucas instituições de ensino ofertando”, pontuou a reitora.

Terapia Ocupacional

De acordo com o Coffito, a Terapia Ocupacional é uma área do conhecimento voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras. O profissional pode atuar em hospitais, centros de reabilitação, instituições geriátricas, programas de atenção básica, domiciliar, escolas e clínicas especializadas, instituições de custódia, programas nas comunidades e em outras organizações que proveem serviços de prevenção e/ou reabilitação, contribuindo para a recuperação e adaptação do indivíduo em conjunto com os outros membros da equipe. “O Terapeuta Ocupacional trabalha com desempenho ocupacional, então ele trabalha muito atrelado à fisioterapia, especificamente, no retorno da função daquela pessoa, seja no lazer ou nas atividades de vida diária. Ele tem a função de integrar esse indivíduo na sociedade novamente”, mencionou a coordenadora.

Se interessou no curso de Terapia Ocupacional? Faça o seu cadastro aqui.