TI em Educação

TI em Educação

Introdução

O curso apresenta uma análise das potencialidades das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação, avaliando como esta incorporação pode contribuir para a prática pedagógica.

Visão Geral

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) provocaram importantes mudanças nas variadas esferas da vida humana. No trabalho, antigas profissões foram extintas, novos setores foram criados, requerendo-se demandas de qualificações distintas. Neste contexto profissional é necessário desenvolver competências e habilidades para lidar com operações complexas e abstratas nos seus respectivos ambientes de trabalho. Por sua vez os envolvidos no processo educacional não podem ficar indiferentes ao contexto de crescente inclusão das TICs na educação, pois não se trata somente de uma questão tecnológica, mas sim de mudanças culturais, sociais e educacionais que requerem ser estudadas. Deste modo, estamos diante de um duplo desafio: 1) repensar as teorias que fundamentam o campo educacional; 2) pesquisar as práticas pedagógicas e as mediações tecnológicas presentes nos variados cenários onde ocorrem as intervenções educativas.

Estarão presentes neste curso temas como: sociedade, tecnologia e educação; redes sociais e recursos multimídia; educação presencial e educação a distância; planejamento e avaliação da aprendizagem; ambientes virtuais de aprendizagem; tecnologias e educação inclusiva; metodologias ativas e tecnologias digitais; ensino e aprendizagem por projetos e as tecnologias digitais.

Público-alvo

Profissionais graduados interessados na aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em processos de formação nos âmbitos da educação e do mundo do trabalho.

Objetivos do curso

Analisar a utilização das TICs nos processos de formação humana em instituições educacionais e corporativas de modo a conhecer suas múltiplas aplicações nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Relação de Módulos

Receba nossas novidades



Cursos Recomendados