Unifeso - Programa do Ministério da Saúde e da Educação aprova 150 projetos de universidades públicas e privadas; Unifeso fica em 1º lugar do estado do RJ

12-04-2024

Foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 2 de abril, o resultado final da seleção de projetos aprovados pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministérios da Saúde e da Educação. Ao todo, 150 projetos de universidades públicas e privadas, inscritos em novembro do ano passado, foram aprovados no Brasil. O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) ficou em 1º lugar no estado do Rio de Janeiro, com o projeto “Valorização, inclusão e equidade: educação para o fortalecimento do SUS”. A Diretora Acadêmica das Ciências de Saúde do Unifeso, Mariana Arcuri, comemorou a colocação, considerando o melhor resultado conquistado em anos de grandes reconhecimentos. “O Unifeso já tem uma história de aprovação em diversos projetos no âmbito nacional. Essa é a 11ª edição do PET-Saúde, e nós já ganhamos em seis projetos. Foram 150 selecionados no Brasil inteiro, e nós ficamos em 69º lugar na ordem nacional. Mas no estado do Rio de Janeiro, das sete instituições de ensino, entre públicas e privadas, que tiveram os projetos aprovados, nós ficamos em primeiro lugar. Esse foi o nosso melhor resultado em todas as edições”, disse.

O Programa contempla propostas com promessas de desenvolver práticas de educação pelo trabalho e para a saúde. O objetivo é fortalecer a integração do ensino, serviço e comunidade entre as Instituições de Ensino Superior e o Sistema Único de Saúde, que, além de contribuir com a sociedade, também busca acrescentar na formação de futuros profissionais. “É uma forma da gente contribuir para que a Feso alcance sua missão. Porque cooperar para a formação de uma sociedade ética, solidária e justa, fala também de qualificar os serviços que o município presta no SUS”, explicou a professora e diretora.

O projeto terá duração de dois anos com início no dia 1º de maio. Ao todo, 61 alunos bolsistas formarão cinco grupos tutoriais. Os acadêmicos participantes vão abordar questões com as seguintes temáticas: diversidade, inclusão e equidade; gênero, identidade e sexualidade; saúde mental e violência; interseccionalidade no trabalho na saúde; e maternagem das trabalhadoras.

Renata Mendes, professora e supervisora de ensino na Direção Acadêmica das Ciências da Saúde do Unifeso e coordenadora do projeto, disse que a aprovação do MEC para a instituição representa o reconhecimento do trabalho e vai ao encontro da missão da instituição. “Alinhado à missão do Unifeso, cujo os valores estão intrinsecamente à promoção do bem-estar social e a construção de uma sociedade mais justa e ética, este projeto, enraizando nos princípios fundamentais do SUS, especialmente na equidade, amplia o escopo da discussão, inserindo a importância da escuta qualificada como um pilar essencial da valorização e do cuidado integral”, e completou “ao receber a notícia da aprovação do projeto, como coordenadora, o sentimento predominante foi de gratidão. Estar envolvida em uma iniciativa que permite advogar por direitos fundamentais e inclusivos, alinhados com as políticas públicas e a legislação, de forma colaborativa, tanto na esfera acadêmica quanto na prática da assistência a pessoas vulneráveis, é motivo de profunda gratidão. O projeto visa esclarecer e promover os direitos constitucionais das mulheres, pessoas negras, da comunidade LGBTQIAPN+ e de outras identidades marginalizadas, especialmente direcionados aos profissionais de saúde do SUS. Alinhando assim, aos objetivos do projeto PET-Saúde: Equidade”.

Por Paola Oliveira