Unifeso - Professora de Enfermagem do Unifeso realiza intercâmbio na Universidade de Nova Lisboa como parte do doutoramento

05-04-2024

A professora Jannyne dos Santos Zuzarte, do curso de Enfermagem, fez intercâmbio na Universidade de Nova Lisboa, como parte de seu doutorado em Enfermagem. Seu projeto de Pesquisa "Aleitamento Materno e COVID-19", é pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ), e ela vem motivada a oferecer recursos e informações baseadas em ciência por meio de tecnologia móvel para apoiar as mulheres a enfrentarem os desafios específicos do aleitamento materno, especialmente durante a Covid-19.

Segundo ela, a Universidade NOVA de Lisboa é conhecida pela sua excelência acadêmica e pesquisa de qualidade, mantendo uma extensa rede de parcerias nacionais e internacionais, incluindo programas de intercâmbio. A Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) é uma unidade de ensino superior público da Universidade Nova de Lisboa especializada em estudos pós-graduados e pesquisas nas áreas da saúde.

“A oportunidade de me candidatar a esse intercâmbio foi viabilizada pelo apoio do Programa de Pós-Graduação, por meio do Edital para atividades internacionais de estágio/treinamento com bolsa do Programa de Excelência Acadêmica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROEX-CAPES), promovido pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ampla rede de parcerias nacionais e internacionais da Escola Nacional de Saúde Pública foi um atrativo significativo, abrindo portas para estágios, projetos de pesquisa e colaborações com organizações de saúde de renome”, explicou.

A história da professora teve início no Hospital das Clínicas Constantino Ottaviano (HCTCO), em 2006, enquanto colaboradora e frequentadora da Biblioteca Central. “Em 2008 fui contemplada como bolsista para cursar a tão sonhada graduação em Enfermagem. E, há um ano, sou docente do curso de Enfermagem nas disciplinas Saúde da Criança e da Mulher; e no Curso de Medicina na disciplina Saúde da Criança”, contou.

Para ela, um dos maiores diferenciais do Unifeso para a formação de enfermeiros é a sua abordagem integrada e humanizada no ensino da enfermagem. “Além disso, o Unifeso oferece uma infraestrutura moderna e completa, com laboratórios bem equipados e estágios em instituições de saúde renomadas, proporcionando aos estudantes uma formação prática de qualidade. A instituição também investe na atualização constante do corpo docente, garantindo que os alunos tenham acesso ao conhecimento mais atualizado e relevante da área. Outro diferencial é o compromisso do Unifeso com a pesquisa científica e a inovação na área da enfermagem, incentivando os alunos a participarem de projetos de pesquisa e a desenvolverem soluções criativas para os desafios da profissão. O Unifeso prepara os estudantes para serem profissionais comprometidos, éticos e capacitados a fazer a diferença na vida das pessoas, famílias e comunidades”, notou a professora.