Unifeso - I Seminário AMA Leitura reúne escritores e profissionais para debater a literatura infantojuvenil

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




I Seminário AMA Leitura reúne escritores e profissionais para debater a literatura infantojuvenil

16-04-2024

No último último fim de semana, dias 12 e 13 de abril, o Centro Cultural Feso Pro Arte e o Instituto AMA Leitura promoveram o I Seminário AMA Leitura. O encontro contou com a presença de profissionais e interessados em literatura infantojuvenil.

A troca de conhecimento foi um dos pontos mais importantes do evento. O escritor Flávio Carneiro e a escritora e ilustradora Flávia Savary, ambos ganhadores do Prêmio Jabuti, foram os autores de Teresópolis homenageados na cerimônia de abertura do evento, que também contou com a apresentação do coral infantojuvenil da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No sábado, 13 de abril, as atividades, que contaram com oficinas criativas de contação de histórias e reflexões literárias, começaram às 8h e foram até às 20h30, deixando o centro cultural envolto pelo clima alegre da literatura infantojuvenil.

A jornalista e escritora Ana Maria de Andrade, uma das idealizadoras do evento e fundadora do Instituto AMA Leitura, deu início à agenda do dia, falando sobre literatura no Brasil e reflexões literárias e vivências em sala de aula. “O nosso objetivo com esse grande encontro dos educadores da cidade, escritores, bibliotecários, produtores culturais, mediadores de leitura, contadores de história, artistas, todos aqueles que trabalham com a cadeia produtiva e criativa do livro é desenvolver a leitura dos espaços culturais e educacionais”, disse Ana Maria, e completou lembrando que “o evento pretende plantar sementinhas de leitura em todos esse profissionais para que se desenvolvam mais projetos de leitura em Teresópolis, e que esses projetos levem à formação de novos leitores. Espero que seja o primeiro de muitos outros seminários”, contou a escritora.

Grandes nomes da literatura debateram temas importantes. José Prado, professor de Língua Portuguesa e Literaturas, especialista em literatura infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre a Educação Socioemocional e Literatura Infantojuvenil. Cristina Vilaça, escritora, professora de Literatura e narradora de histórias desde de 1990, trabalhou temas sensíveis e o respeito à diversidade a partir da literatura infantojuvenil. Simone Mota, escritora, roteirista e curadora da Feira Literária das Periferias do Rio de Janeiro (Flup), levantou o tema “Quais os caminhos para educação antirracista e a presença da literatura negra nas escolas?". Por último, Marcelo Pimentel, ilustrador, designer gráfico pela Escola de Belas Artes da UFRJ, abordou a desconstrução de estereótipos a partir das imagens dos livros infantojuvenis.

A última atividade do Seminário foi o Café Teatro Filosófico, que trouxe para o debate "O feminino na obra de Shakespeare - sob a perspectiva na infância e na juventude", e teve a mediação do Dr. Jorge Bragança, presidente do Conselho do Centro Cultural Feso Pro Arte, além da participação de Ana Maria de Andrade e de convidados do Seminário.‌



Por Paola Oliveira


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.