Unifeso - Estudantes do curso EaD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebem primeiro certificado do curso em Front-End Developer

11-03-2024

Estudantes do curso EaD de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Unifeso, na noite de quinta-feira, dia 7 de março, receberam o primeiro certificado em Front-End, no Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no bairro do Alto, em Teresópolis. O curso de Análise tem duração de dois anos e meio de graduação, sendo o pioneiro no Unifeso com certificação intermediária.

‌A Diretora Acadêmica de Ciências Humanas e Tecnológicas, Vivian Paim, falou sobre o método. “Hoje é o único curso que a instituição tem que promove a certificação intermediária. O que é certificação intermediária? A partir do momento que o estudante cursa um grupo de disciplinas que lhe dá uma competência técnica a gente dá uma certificação profissional para que ele seja inserido mais rapidamente no mercado. É como se ele já estivesse apto para atuar em algumas áreas da Análise e Desenvolvimento de Sistemas”, disse.

‌O curso foi implantado há um ano na instituição. Os alunos, ao longo da graduação, vão recebendo certificados, antecipando a inserção ao mercado de trabalho, ou de possíveis novos cargos.

‌“Então, o nosso objetivo é inserir de forma mais ágil os estudantes no mercado de trabalho. Atualmente o nosso curso tem uma média de 120 a 130 alunos, e essa certificação está sendo aferida aos alunos do primeiro semestre de 2023. Nós estamos certificando aproximadamente 30 alunos, que conseguiram, de fato, fazer a jornada que a gente planejou para obtenção da certificação”, justificou a coordenadora do curso, Alexandra Miguel Raibolt.

‌Entre os alunos certificados está o Jonathan Oliveira, de 28 anos. Ele destacou a importância do método de certificação intermediária nos dias atuais. “Eu acho a metodologia muito boa, principalmente essa parte de conseguir ter uma certificação por blocos, então a parte de Front-End eu já pego a minha certificação e não preciso esperar concluir o curso todo. Eu acho importante, até porque, quem faz esse curso normalmente já está, provavelmente, no mercado de trabalho e quer algo rápido”, avaliou.

‌A estrutura curricular do curso, segundo a Diretora Acadêmica Vivian Paim, atende à demanda do mercado de trabalho, preparando o jovem para diversas novas oportunidades. “A qualidade do currículo do curso tem uma matriz curricular muito coerente com o que está sendo feito no mercado, com o que está sendo discutido na área de Desenvolvimento e também a qualidade do corpo docente. Isso tem vindo muito forte entre os estudantes, que estão muito felizes com a metodologia que a gente adota, especialmente com os professores, porque o nosso EaD não é com tutor, e sim com professor”, explicou Vivian.

Por Paola Oliveira