Unifeso - Estudantes de Medicina participam do 4º Congresso Interdisciplinar da Área Médica e publicam artigo sobre desafios da integração de cuidados paliativos na emergência

14-03-2024

Duas estudantes de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em Teresópolis, participaram do 4º Congresso Interdisciplinar da Área Médica que aconteceu on-line entre os dias 22 e 24 de setembro do ano passado. Durante o congresso, 100 trabalhos foram publicados na revista indexada, a "Cuadernos de educación Y Desarollo” (CED),  entre eles, o artigo ‘Os Desafios da Integração de Cuidados Paliativos na Emergência’, inscrito pelas alunas Ana Clara Pimentel e Nathália Almeida.

As estudantes estão no 10º período do curso de Medicina e vieram de outras cidades do Estado do Rio para estudarem no Unifeso. Para elas, a experiência de terem o artigo publicado é ótima para o futuro. “A experiência de ter tido o trabalho aprovado em uma revista indexada, de maior visibilidade, foi maravilhosa. Além de aprimorar o currículo, ter a pesquisa reconhecida sobre um tema tão relevante e ainda pouco abordado na educação em saúde, como cuidados paliativos, foi muito gratificante”, conta, Ana Clara Pimentel.

Nathália Almeida também viu o congresso como uma forma de explorar mais o assunto que já havia estudado durante a graduação. “Foi uma experiência diferente, em pensar nos temas, aprofundar em assuntos, ainda mais sobre um tema que tinha feito aula optativa no 8º período, que foi cuidados paliativos”, lembrou a estudante.

As duas almejam participar do 62º Congresso Brasileira do Educação Médica, que neste ano será em Belo Horizonte, em Minas Gerais, entre os dias 12 e 15 de setembro. Entre outros congressos citados pelas estudantes estão: o 48º Congresso da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro entre o período de 13 a 15 de junho, e o XXXVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Pediátrica entre os dias 22 e 26 de outubro, em Gramado, Rio Grande do Sul.

Por Paola Oliveira