Unifeso - Dia Nacional dos Animais: saiba como ter atendimento veterinário gratuito para os seus bichinhos de estimação na clínica-escola do Unifeso

14-03-2024

O Dia Nacional dos Animais é comemorado no Brasil no dia 14 de março. A data vem para conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários que os animais merecem durante todas as etapas da vida. É importante manter a vacinação em dia, tomar medicamentos periódicos, como antipulgas e vermífugos, além de ter o acompanhamento básico do médico-veterinário.

‌O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), em parceria com o curso de graduação em Medicina Veterinária, no Campus Quinta do Paraíso, em Teresópolis, oferece esses cuidados aos animais na Clínica-Escola de Medicina Veterinária. Para aqueles animais de famílias em vulnerabilidade social, inscritas no CadÚnico, que recebem Bolsa Família e moram em comunidades carentes da cidade, a consulta é gratuita após cadastro no sistema. Para os animais de pessoas que moram em comunidades carentes mas não estão inseridas em programas sociais do Governo Federal, a consulta tem 30% de desconto por meio do Projeto Atendimento Veterinário à Comunidade (AVECO).

‌Na Clínica-Escola, durante o ano de 2022, foram 4.178 atendimentos. Os dados mostram que no ano passado, em 2023, houve um aumento de 12%, ou seja, mais animais de estimação puderam receber os cuidados fundamentais para a saúde através dos estudantes de Medicina Veterinária, que atuam sob a supervisão de professores do curso.

‌A Laila Cardoso é estudante do 7º período e falou sobre a experiência de atuar nos atendimentos diariamente. “É algo muito singular do Unifeso. Nunca imaginei que durante a graduação teria esse contato tão de perto com a clínica. Com o auxílio dos professores e monitores, aprendemos a realizar anamneses e exames. É uma forma da gente motivar o amor, a adoção, essa responsabilidade que é ter um animal de estimação. Eu me sinto muito honrada. A gente ganha muito mais que os animais e as pessoas que vão até lá. O que ganhamos não tem preço. É incrível”, contou a aluna.

‌A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h, sendo preciso agendamento prévio pelo telefone (21) 2743-5302.

Por Paola Oliveira