Unifeso - CoUni de Saquarema visita instalações do Unifeso, em Teresópolis

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




CoUni de Saquarema visita instalações do Unifeso, em Teresópolis

07-03-2024

Dirigentes do Programa Conexão Universitária (CoUni) de Saquarema subiram a serra, no último dia 19 de fevereiro, para conhecer as instalações do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Desde 2022, o Unifeso participa do Programa criado pela prefeitura de Saquarema, através da Secretaria Municipal de Educação, que concede bolsas de estudo para moradores da cidade que queiram ingressar no Ensino Superior.

Os representantes do CoUni foram recepcionados pelos professores Luciana Nunes, das Relações Institucionais, e Marcelo Mocarzel, diretor de EaD. Na ocasião, percorreram algumas das unidades que abrigam os principais cenários de prática dos estudantes, como os campi Antonio Paulo Capanema de Souza e Quinta do Paraíso, e o hospital próprio de ensino, o Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO), conhecendo e conversando com professores e gestores da Instituição de Ensino. A visita começou com o encontro com os estudantes do curso de Medicina que vieram através do programa Conexão Universitária. Na oportunidade, os acadêmicos veteranos compartilharam um pouco das suas experiências, e os ingressantes trocaram com os dirigentes do Unifeso e do Couni informações e expectativas acerca do programa.

Isabella Souza, do segundo período do curso de Medicina, relatou um pouco da sua chegada ao Unifeso, no ano passado. “O primeiro período foi maravilhoso, Teresópolis me acolheu muito bem. De início, teve aquela sensação de saudade de casa, óbvio que tem, mas eu me adaptei muito bem à faculdade, às aulas, ao método PBL, aos professores. Eu fazia o curso de História antes, então achei que eu fosse ter dificuldades, mas consegui me dar muito bem, notas boas, frequência e, nas horas vagas, eu corria pra Saquarema, pra ter o apoio familiar, pois, mesmo que distante, foi muito importante pra mim neste início. Agora, no segundo período, cheguei no Unifeso e estou com a sensação de estar de volta em casa, porque eu senti muita falta, é muito bom estar aqui, nesta estrutura da faculdade, com os profissionais que são maravilhosos!”, revelou Isabella.

A professora Mariana Arcuri, diretora na Direção Acadêmica de Ciências da Saúde, compareceu ao encontro e destacou que as parcerias com programas de incentivo à formação superior têm sido muito positivas e proferiu muitos elogios aos estudantes de Saquarema. “O coeficiente de rendimento médio de cada um dos cursos tem sido impactado, porque, de maneira geral, vocês se apresentam como pessoas comprometidas, dedicadas à formação”, enalteceu os estudantes a professora Mariana Arcuri. Ela ressaltou ainda que “cuidar de vidas é, talvez, a coisa mais nobre que o ser humano pode fazer. Então, considero também que todos esses grupos se integram muito facilmente à cidade, a nossa instituição, e assim eu só tenho a falar para vocês que nós estamos muito felizes em recebê-los”.

O Diretor de EaD, professor Marcelo, também deu as boas-vindas lembrando que “tem muito lugar para vocês se apaixonarem por essa instituição, porque é uma instituição que as pessoas acolhem, que as pessoas conhecem vocês, então vocês podem ter certeza que ninguém vai identificar vocês por número, mas serão reconhecidos na individualidade, isso a gente faz muita questão desde o primeiro período. Além de toda a infraestrutura para os estudos e a prática, temos uma gama de afazeres, com os das ligas, da atlética, de um monte de eventos que vocês podem participar”. Desde 2022, o Unifeso vem expandindo ofertas de cursos EaD pelo estado do Rio de Janeiro, e o professor Marcelo lembrou ainda que o Unifeso possui, em Saquarema, o polo EaD com infraestrutura e equipamentos de ponta em que os estudantes, mesmo os matriculados em Teresópolis, também podem usufruir.

A visita foi considerada um marco para o Unifeso, como apontou a professora Luciana Nunes. “Foi um dia muito importante para a Instituição para mostrarmos, na prática, tudo o que a gente propõe no papel, não só para gerar a reciprocidade, mas o respeito e a transparência do que estamos oferecendo, e ter a oportunidade de mostrar o quanto os investimentos do Unifeso trazem retorno na qualidade do ensino-aprendizagem. É um programa que está transformando vidas e a realidade do município de Saquarema. O Unifeso, como Instituição credenciada, sente-se muito honrado em estar junto à gestão pública de Saquarema em parceria com o programa, que envia estudantes, semestralmente, para Teresópolis, para cursos como o de Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária.

Mariana Freitas, diretora do Programa Educacional Conexão Universitária, revelou que o representantes do CoUni ficaram extremamente satisfeitos com a estrutura de ambos os campi da Unifeso. “É evidente o compromisso em oferecer um ambiente propício para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes. Destacamos, especialmente, os espaços de laboratório, verdadeiros centros de capacitação, equipados com tecnologia de ponta. Saímos confiantes de que os estudantes vinculados ao Programa Educacional Conexão Universitária estão tendo acesso a uma educação de qualidade e a um ambiente estimulante para alcançar todo o seu potencial," avaliou Mariana.

Já Phelippe Vieira, coordenador geral do Programa, considerou a estrutura do Unifeso foi surpreendente. “Gostei bastante das instalações, dos equipamentos disponíveis para todos os alunos, em diversas áreas do campo do saber. É uma infraestrutura excelente e eu aprecio ainda mais, através da prática, todo o conteúdo teórico que eles absorvem ao longo dos 4, 5 ou 6 anos de curso. Isso é primordial para um ensino de excelência, e o Unifeso está nesse caminho. Quanto à organização, ouvir de toda a equipe essa mão de obra dedicada é uma premissa para um ensino de boa qualidade. Saí de Teresópolis muito satisfeito, seguro de que nossos alunos estão em boas mãos e com a probabilidade de ter um futuro brilhante”, notou.

Lucia Chavão, coordenadora Pedagógica, disse ter ficado maravilhada com a estrutura de equipamentos, além da estrutura administrativa e de planejamento. “Acreditamos no Unifeso pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão disponibilizados. Sem dúvidas, essa visitação foi uma experiência maravilhosa, tudo perfeito e encantador. Ressaltamos ainda a receptividade dos professores Luciana e Marcelo, que demonstraram competência, dedicação e envolvimento com a IES. Acreditamos que os fatores humanitários e organizacionais são influenciadores e relevantes na formação acadêmica dos bolsistas do Programa Conexão Universitária", concluiu Lucia.



Pior Giovana Campos


Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.