Unifeso - Arquiteto Duda Porto faz palestra sobre Inovação e Arquitetura para alunos do Unifeso

28-03-2024

Os alunos e professores dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), participaram nesta terça-feira, 26 de março, de uma palestra com o arquiteto e empresário Duda Porto, da Duda Porto Arquitetura. Com o tema “Inovação na Arquitetura através do Processo Criativo”, o profissional compartilhou com o público um pouco dos seus projetos vencedores de prêmios internacionais e a inspiração para desenvolver a Trilha dos Vagalumes, que pretende criar uma nova centralidade na localidade de Vale Alpino, terceiro distrito do município de Teresópolis. Antes do encontro com os alunos, o grupo conheceu a infraestrutura dos campi Antonio Paulo Capanema de Souza (sede) e Quinta do Paraíso.

As coordenadoras dos cursos de graduação em Engenharia Civil, Eliane Mesquita, e de Arquitetura e Urbanismo, Letícia Prudente, além do coordenador de Extensão, Anderson Duarte, fizeram a apresentação da estrutura institucional para o grupo. Duda elogiou o que viu e disse ser um privilégio poder contar com tamanha estrutura de ensino. “Eu estou muito impressionado com o que vi hoje. Sou de Nova Friburgo e estar aqui me remonta a muitos dos bons momentos que vivi na cidade vizinha, mas encontrar uma estrutura tão completa assim me deixa reconfortado. Principalmente pelo fato de termos uma grande parceria pela frente com a instituição para a construção de uma nova centralidade em Vale Alpino”, disse.

A empresária Andréa Maturano, que está à frente do empreendimento “Quinta das Amoras”, um residencial de alto padrão em Teresópolis, e sócia da Areaum Participações, ao lado de Victorio Abreu, também esteve presente na visita e aproveitou a palestra para enaltecer o propósito de criar um bairro novo e ajudar a população local. “O aspecto social do empreendimento é o de criar um bairro novo, sustentável e com preocupação social. Nós acreditamos que a parceria com o Unifeso vai ser primordial para alcançarmos esse objetivo”, disse a empresária Andréa.

O arquiteto Duda Porto é um dos grandes talentos da arquitetura carioca na atualidade, sendo premiado e reconhecido pela sua pegada inovadora e foco em sustentabilidade. O seu escritório assina a expansão do Casa Shopping, na Barra da Tijuca, o hotel Le Canton, o primeiro condomínio-vinícola do Rio “Vinnus Vale”, no município de Areal, e os modulados Grou. Se destacou muito também quando protagonizou o programa “Extreme Makeover Brasil”, atração do canal GNT, que propõe uma total transformação de casas.