Unifeso - Acadêmicos de Medicina participam de Ação Integrada em Saúde na Quinta Lebrão

Acadêmicos de Medicina participam de Ação Integrada em Saúde na Quinta Lebrão

16-05-2024

Os acadêmicos do curso de Medicina do Unifeso participaram de uma ação em saúde integrada, no bairro Quinta Lebrão, na última quarta-feira, dia 8 de maio. O encontro aconteceu na rua 25 de Dezembro, de 9h às 16h, com apoio da equipe da Unidade de Saúde da comunidade.

Essa foi a primeira ação após o retorno da parceria entre o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Prefeitura Municipal de Teresópolis. De acordo com Daniele Rodrigues, agente comunitária de saúde do município, o envolvimento dos alunos dos cursos de saúde com a comunidade é fundamental para o trabalho já desenvolvido pelas unidades. “Eles veem a Feso como uma parceria muito boa. Nós conseguimos uma participação maior da população quando temos essa parceria. Então espero que venham mais e mais ações para ajudar. Antigamente a gente fazia essas ações com os alunos do Unifeso e era muito importante. Tinha um grande envolvimento da comunidade, pois eles aderem muito a essa questão dos alunos”, contou.

A ação começou com um café da manhã e uma roda de conversa sobre saúde. Os estudantes, previamente, fizeram um levantamento das doenças em alta no bairro. Identificaram que a dengue e a tuberculose foram as grandes responsáveis por mortes naquela área e levaram informações importantes para que a população pudesse se proteger, e em casos de contaminação, saberem identificar os principais sintomas.

“Estamos desenvolvendo uma atividade mais ampla em parceria com a vigilância epidemiológica e com a Unidade de Saúde da Quinta Lebrão, que com base na pesquisa, se fez necessário uma ação educativa para orientar, e de alguma forma, promover o cuidado mais integral para a redução dessas comorbidades”, disse Sandro Pinheiro

Coordenador do Eixo Integração Ensino, Trabalho e Comunidade (IETC) de Medicina do Unifeso. “Conseguimos conhecer a população, traçar o perfil dela e as demandas que são necessárias como, por exemplo, os casos de tuberculose e da dengue, que é o que está mais latente no momento, e conseguimos fazer a ação de conscientização, traçar quais os principais sintomas, referenciar a população nos setores de saúde mais próximos, pois as vezes eles moram aqui mas não sabem, não conhecem quais são os serviços de saúde tem no bairro”, pontuou Gabriela Salvador, estudante do 4º período de Medicina.

Dona Maura Rosa de Almeida é moradora do bairro Quinta Lebrão há décadas e esteve presente na ação. Aos 75 anos, recorda com carinho do filho que foi levado pela tuberculose. Ela conta como foi um processo doloroso para a família e destaca a importância da orientação à população, pois acredita que o conhecimento pode salvar vidas. “Não sabíamos os sintomas da doença. Acredito que já estava em uma fase avançada quando descobrimos Não foi muito fácil, passamos por muitas lutas. Os médicos ajudaram muito, mas não teve jeito. Ações como esta ajudam, agora as pessoas já vão saber como se cuidar. E vou passar para os meus vizinhos também”, declarou.

Além do bate-papo com os profissionais da saúde, quem participou do encontro pôde aferir pressão arterial, glicemia e fazer testes de dengue. Então é importante para a nossa saúde essas visitas no bairro para auxiliar os agentes do posto”, relatou Eloisa da Silva, de 66 anos, que aproveitou e aferiu a pressão.