Unifeso - Unifeso participa da segunda edição do Startup Weekend

Unifeso participa da segunda edição do Startup Weekend

02-08-2022

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) participou, de 8 a 10 de julho, da segunda edição do Startup Weekend, uma organização a nível global que tem como principal objetivo proporcionar um evento de empreendedorismo prático onde são fomentadas ideias de inovação. Nesse evento, empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e entusiastas se reúnem para compartilhar, validar suas ideias e criar startups.

A ação é uma iniciativa do Movimento Empreendedor, que já promove mais de 2.900 Startup Weekends, em mais de 1.500 cidades e mais de 23 mil startups já foram criadas a partir do evento. O Google for Startups é um dos patrocinadores globais oficiais do evento.

Marcelo Oliveira, egresso do Unifeso e fundador presidente do Movimento Empreendedor e Fundador e CEO da Startup ContSimples Contabilidade On-line, decidiu, junto com um time de colaboradores, começar a produzir uma série de eventos gratuitos, em parceira com Instituições como o Unifeso, que serviriam para fomentar o empreendedorismo, o networking e a educação empreendedora na cidade. “Foi assim que, em 2019, realizamos o 1º Startup Weekend Teresópolis. Sucesso absoluto, na época, tínhamos espaço para 80 pessoas apenas. Tivemos fila de espera e mais de 50 pessoas ficaram sem poder participar. Em seguida, também realizamos o evento na cidade vizinha, também com sucesso de público e crítica. E pensando em uma retomada dos eventos pós-pandemia, não podíamos deixar de marcar essa volta com a 2ª edição desse evento mundial”, disse Marcelo.

Os eventos dão oportunidade a empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e entusiastas de reunir-se, compartilhar, maturar e validar suas ideias, formar times e criar startups em uma imersão de 54h. “A partir de uma metodologia chamada Zero to Hero os participantes são ensinados por vários mentores. Destacamos a participação da diretora de Ciências Humanas e Tecnologias do Unifeso, Vivian Paim, como uma das mentoras, a tirar uma ideia do papel e validar como modelo de negócio nesse curtíssimo espaço de tempo. É realmente incrível o que eles podem fazer em um único fim de semana, esse é o Startup Weekend!”, comemora Marcelo.

Daniel Chiappetta, estudante do décimo período de Engenharia Civil do Unifeso, participou do evento com os egressos de Engenharia de Produção, o Pedro Queiroz e Humberto Gallo. O projeto deles ficou em segundo lugar. “Foi a segunda vez que participei do evento. Em 2019 meu grupo não conseguiu subir no pódio, mas este ano fui mais preparado e maduro. Nosso projeto foi de uma startup que faz o intermédio entre pessoas que têm itens parados em casa com pessoas que precisam desses itens momentaneamente. Então, por exemplo, uma pessoa que tenha uma furadeira pode alugá-la para outra que esteja precisando da ferramenta. A plataforma que criamos é baseada na economia circular, na economia colaborativa. Conseguimos fazer oito transações dentro do evento e pretendemos continuar desenvolvendo o projeto”, explicou Daniel. O time conta também com a colaboração de dois desenvolvedores, funcionários da Alterdata, de um advogado e contador de Teresópolis e de um administrador de Niterói.

Por Juliana Lila