Unifeso - Tecnologia digital e produção interna de aparelhos ortodônticos através da pós-graduação no Unifeso

23-09-2022

A Ortodontia Digital é uma realidade nos consultórios e um dos grandes diferenciais no curso de pós-graduação em Ortodontia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). A tecnologia vem para facilitar os profissionais da área da Saúde e trazer melhores resultados para pacientes. Com as ferramentas digitais, através do processo de escaneamento é possível ter modelos tridimensionais que são trabalhados em programas, e facilitam diagnósticos, planejamento e execução de tratamentos.

Na Clínica-Escola de Odontologia, os estudantes da pós-graduação têm a oportunidade de aprender com a tecnologia de ponta, trabalhando com os moldes impressos em 3D. Para isso, o dentista faz o escaneamento intraoral da arcada dentária, processo menos incômodo aos pacientes, e o arquivo é enviado para uma impressora 3D. Além disso, o profissional consegue, através de um software, fazer o “setup virtual”, ou seja, simula a movimentação necessária dos dentes para chegar ao resultado desejado. “Com isso, é possível calcular quantas placas do alinhador estético precisaremos colocar no paciente para chegar na oclusão ideal”, explicou o Dr. Renato Rezende Heringer, professor do especialização do Unifeso.

De acordo com o professor Renato, o aparelho ortodôntico é feito de acetato totalmente transparente e recortado de acordo com o formato dos dentes. “É um tratamento muito mais rápido e extremamente confortável”, garante o professor Renato.

Outro grande diferencial é que os professores de pós-graduação em Ortodontia capacitaram o técnico em Prótese Dentária da Clínica-Escola, Lúcio Eduardo Castro Silva Schmitt, para produzir, na própria clínica, os aparelhos utilizados na clínica de ortodontia. No Laboratório de Prótese, ele produz aparelhos variados, que vão de contenção simples com Hawley, contenção com fio contínuo até a contenção com placa de acetato, a placa ativa (expansor), aparelhos Monobloco,  Mcnamara e Bionator.

“Sou técnico de prótese dentária por formação desde 1999, e vim adquirindo experiência ao longo desses anos.  Mas, com certeza, adquiri mais experiência em aparelhos ortodônticos quando comecei a produzir para a Clínica de pós-graduação em Ortodontia. Os professores estão sempre prontos a tirar dúvidas e ensinar técnicas”, elogiou Lúcio.

Inscrições para diversas pós abertas no Unifeso

Uma pós pode fazer toda a diferença na vida profissional e o Unifeso está com as inscrições abertas para quem não quer perder a oportunidade de alavancar a carreira.

Há vagas para as seguintes áreas: Enfermagem em Emergência e Alta Complexidade; Gestão Aplicada de Negócios; Gestão de Clínicas e Consultórios; Ortodontia Straight Wire (MBT); Perícia Judicial, Ambiental e Auditorias; Empreender e Inovar: gestão e aspectos legais; e Educação Inclusiva.

O prazo para se inscrever vai até dia 30 de setembro.