Unifeso - A atuação profissional do Fisioterapeuta na Atenção Quaternária é tema de conferência

CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS




A atuação profissional do Fisioterapeuta na Atenção Quaternária é tema de conferência

04-08-2022

Para esclarecer e apresentar detalhes e atualizações sobre a atuação do fisioterapeuta e o seu papel na atenção quaternária, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso), através do seu curso de Fisioterapia, realizou no mês de junho a conferência “Atuação profissional do Fisioterapeuta”. Para falar sobre o assunto, foi convidada a Dra Karen de Souza Abrahão, fisioterapeuta especialista em Oncologia no INCA e doutora em epidemiologia em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz).  

O evento fez parte das atividades das Rodas de Conversas do curso de Fisioterapia, mas foi aberto a interessados no tema, estudantes de todos os períodos, profissionais e professores. “Na Roda de Conversa I discutimos a atenção ou assistência fisioterapêutica dentro dos níveis primário, secundário e terciário. Dentro desse semestre foi discutido junto com os alunos acerca da atuação do fisioterapeuta nos diferentes níveis assistenciais de saúde. Para finalizar, a ideia foi trazer alguém que tivesse propriedade no assunto e tivesse, de fato, uma atuação viva dentro do cenário de atenção quaternária, que são os hospitais especializados, e trouxemos a Dra. Karen Abrahão, que é doutora, epidemiologista e está dentro do Inca, um hospital especializado em oncologia, para enriquecer a aula”, explicou a professora Danielle Aprígio, docente no curso de Fisioterapia.

De acordo com a professora, a discussão é muito importante, especialmente porque há um entendimento do que o fisioterapeuta faz dentro de um ambulatório e de um hospital (secundário e terciário), mas os níveis primário (atenção básica) e quaternário nem sempre há um aprofundamento na graduação. “O primário é uma característica do Unifeso trabalhar desde a ponta, ou seja, hoje o aluno de fisioterapia sabe bem o que acontece dentro dos programas e estratégias de Saúde da Família. No entanto, na atenção quaternária sabemos que o fisioterapeuta está lá, mas o que exatamente ele faz, como que ele pode atuar e em quais cenários? E foi isso o que a palestrante trouxe, brilhantemente, para os nossos alunos: as diferentes etapas, as principais manifestações clínicas e onde o fisioterapeuta se enquadra, dando vários exemplos”, relatou a professora, contando que, através da explanação da Dra. Karen, foi possível se aprofundar nas questões que envolvem a atuação do fisioterapeuta desde o início, como o momento de tratamento, do pré ao pós operatório, os cuidados paliativos, respiratórios, entre outros métodos e habilidades que o profissional pode utilizar para ajudar pacientes que passam por situações tão complexas, como os de oncologia. 

Inscrições abertas para o curso de Fisioterapia

Quem tem o dom para cuidar das pessoas e já pensou em se tornar um fisioterapeuta, este pode ser o momento ideal para começar a trilhar a carreira profissional se formando na melhor e maior infraestrutura de ensino da região Serrana do estado do Rio de Janeiro, o Unifeso. E o melhor: os ingressantes deste segundo semestre contam com a bolsa de 50% para o curso todo. Confira o regulamento da bolsa e o edital



Por Giovana Campos 

 

Outras Notícias






Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.