PMO - Escritório de Projetos

PMO - Escritório de Projetos

Introdução

O material que apresentaremos neste curso será suficiente para conduzir o estudante na apreensão de conceitos, principais práticas e discussões sobre o tema que o permitirão aplicar a metodologia em suas organizações, otimizando o uso de recursos, orientando a concentração de esforços e implementando apenas iniciativas que gerem efetivos resultados estratégicos.

Visão Geral

É comum ouvir falar-se bem da Gestão de Projetos. Mas você já se perguntou porque, sendo tão bom, é difícil extrair sempre resultados positivos? Pois é, um dos motivos reside nas dificuldades de implantação da metodologia. Muitas são as barreiras para manter-se o status quo. O PMO surgiu como uma prática utilizada para auxiliar gerentes de projetos a terem mais chances de sucesso em seus esforços de se implantar a Gestão de Projetos em suas organizações. Uma estrutura funcional, que interage com as demais estruturas da empresa, para dar força e peso ao tema e “fazer valer” os processos da metodologia através da organização. O PMO começou assim e hoje tem muito mais a agregar.

Estarão presentes neste curso temas como: Tipos de PMO; papéis e funções do PMO; implementação de PMOs; fatores críticos de sucesso (e fracasso) na implementação de PMOs.

Público-alvo

Este assunto é domínio obrigatório para gerentes de projetos que aspirem atuações em nível de “gerência funcional”, que estejam implantando (ou que tenham interesse em implantar) a metodologia de gestão de projetos/portfólio em suas empresas ou implantando estruturas de escritório de projetos. É conhecimento recomendável para executivos de negócios em níveis estratégicos, para empresários que trabalham com iniciativas temporárias (como no setor de Construção Civil e Petróleo & Gás), para gerentes funcionais que desejam aumentar a efetividade de suas iniciativas gerindo-as de maneira “projetizada”.

Objetivos do curso

O estudante será capaz de avaliar corretamente qual a estrutura funcional do PMO mais adequada a (i) sua estratégia de implantação da metodologia de gestão de projetos; (ii) a estrutura formal da organização; (iii) a cultura organizacional da empresa. Conhecerá os pontos fortes e fracos das estruturas possíveis e saberá os principais fatores críticos (de sucesso e de fracasso) para ser bem sucedido em seus esforços com o PMO.

Receba nossas novidades



Cursos Recomendados